Assembleias de condomínio – Como tornar esse evento atrativo

18/11/2017 |
Assunto: , Condomínios

Fazer com que os moradores compareçam à assembleia do condomínio é uma das tarefas mais difíceis de um síndico, sabia? Com a quantidade de assuntos que devem ser votados nessa ocasião, boa parte não comparece, o que pode prejudicar o bom funcionamento do condomínio.

Recentemente, uma pesquisa apontou que 70% dos condôminos não comparecem às assembleias. Mas, o que o síndico pode fazer para melhorar esse quorum? A ABADI (Associação Brasileira das Administradoras de Imóveis) separou algumas dicas.

Tecnologia

No momento em que vivemos, rodeados de tecnologias, é importante que o condomínio aposte nessa funcionalidade, como, por exemplo, grupos nas redes sociais, e-mail ou até um aplicativo do próprio condomínio. Alguns comunicados mais urgentes podem ser feitos através desses canais: uma portaria com defeito, uma mudança no sensor de presença, a suspensão momentânea do fornecimento de luz, período de limpeza de caixas de água e até os lembretes de reuniões do condomínio.

Assuntos de interesse comum

Antes de uma assembleia, procure colher informações com os condôminos dos assuntos que podem ser pautados. Isso pode ser feito por um canal de comunicação do condomínio, como o e-mail, por exemplo. É importante que, mesmo após essa pesquisa informal, todos sejam convidados a participar. Inserir assuntos de interesse geral é uma forma de atrair mais moradores, além de promover a interação entre todos.

Horário

É fundamental que o síndico agende um bom horário para que seja possível a participação da maioria dos moradores e inquilinos. Dica: as assembleias de condomínio devem ser pontuais e objetivas. Tenha uma pauta bem definida e estimule as pessoas presentes a serem precisos nas suas apresentações.

Voltar Próximo artigo