A piscina no inverno

14/06/2020
| Colunista: , Ricardo Freitas
|
Assunto: , Piscinas

Um dos maiores temores de quem tem uma bela área de lazer é
programar um banho de piscina e verificar que a água está verde

PortoRicoPiscinas20200614

Só quem já passou por essa situação sabe como é chato encontrar essa coloração e não poder aproveitar o espaço ou receber convidados para se divertir com a família no momento em que mais se deseja. Esse problema é bastante comum no inverno, quando é fácil acontecer descuido ou esquecimento de cuidar da manutenção da piscina.

Evidentemente no inverno a frequência de utilização da piscina tende a ser menor, principalmente naquelas que não têm aquecimento, o que não significa que os cuidados com a limpeza e com o tratamento devam ser descontinuados.

É muito importante realizar a limpeza periódica da piscina e o tratamento da água mesmo no inverno, essencialmente, por dois motivos. Primeiro, para evitar a proliferação de algas e de larvas, o que transformaria a piscina em um potencial foco de doenças. Segundo, por uma questão econômica, já que é muito mais barato manter a piscina sempre limpa do que depois ter que realizar um tratamento de choque para recuperar a qualidade da água, quando possível.

Como cuidar da piscina no inverno

Muitas pessoas acreditam que esvaziar a piscina durante o inverno é a melhor opção, o que não é aconselhável, já que a estrutura necessita da água para manter-se hidratada, evitando que as paredes trinquem ou rachem. Outro problema que pode ser evitado mantendo a piscina cheia é o deslocamento de azulejos e desnivelamento do piso.

* A medição de alcalinidade, pH e cloro deve ser realizada 2 vezes por semana.
* Em geral, no inverno a piscina precisa de menos cloro, pois o pH varia menos.
* A água deve ser filtrada normalmente.
* Não se esqueça de aspirar, escovar a estrutura e peneirar resíduos, sempre que for necessário.
* Uma boa sugestão para cuidar da piscina nessa época é utilizar uma capa de proteção, assim a limpeza superficial pode ser feita com menos frequência.

Cuidados gerais durante todo o ano

Alguns serviços de manutenção devem ser feitos durante todo o ano, seja qual for a estação. O primeiro deles é a limpeza da área externa, que inclui varrer folhas e poeira e até mesmo a lavagem, se muitos resíduos estiverem acumulados.

A limpeza das bordas com um produto específico também deve ser realizada. Do contrário, as paredes da piscina ficarão lodosas e haverá risco de água esverdeada e formação de algas.

Não deixe de observar a instrução dos fabricantes para realizar a limpeza periódica de filtros e bombas. Essa atividade deve ser feita com cuidado, para que os processos de tratamento de água sejam eficientes e a fim de que os equipamentos fiquem sempre conservados e com bom funcionamento.

Cuidar da piscina não é difícil. Basta um pouco de disciplina e dedicação para manter tudo nos conformes e garantir uma água limpa e apropriada para o uso.

Se ficou alguma dúvida, fale conosco.

+Porto Rico Piscinas

Voltar Próximo artigo